Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

Tesouros do Nosso País

Temos o gosto de muitos dos nossos conterrâneos e por isso resolvemos partilhar experiências, divulgá-las e opinar sobre o que poderá fazer no nosso país, como restauração, lazer entre outras coisas.

#Tomar, Terra dos Templários

09.01.19 | DM&FS

convento-de-cristo-1.jpg

Tomar, uma cidade que é cheia de um conjunto  de mensagens da história, de belezas naturais, e de um enorme valor de monumentos e arte.

Não se pode ir a tomar, sem visitar o esplendoroso Convento de Cristo  um dos mais antigos de um conjunto de  28 edifícios (igrejas) dos templários que existem espalhadas na Europa, no seu interior podemos ver um charola ( oratório privativo (com prováveis funções sepulcrais) dos Cavaleiros no interior da fortaleza. Tendo como modelo a basílica paleocristã do Santo Sepulcro, de Jerusalém, é um dos raros e emblemáticos templos em rotunda da Europa medieval ) e onde se encontra entre outras coisas um magnifico portal manuelino,  ou a sua janela manuelina, também pode ir castelo  templário ou uma igreja perto do convento, renascentista ,italianizante, igreja da Conceição, ou a igreja de santa Maria do Olival, uma obra gótica, onde tudo começou, e onde restam ainda as lembranças de D.Gualdim Pais ((Amares, 1118 - Tomar, 1195) foi um cruzado português, Freire Templário e Cavaleiro de D. Afonso Henriques (1128-1185). Foi o fundador da cidade de Tomar.) , ou mesmo dentro da cidade a sinagoga, porque não posso falar de tomar sem falar de judeus, é a eles que se deve o crescimento e desenvolvimento da pequenina cidade fundada por Gualdim Pais, isto desde séc. XIII ao séc. XVI porque nesse mesmo século Tomar sofreu uma enorme caída derivado a expulsão dos judeus. mas isso são outras histórias para outra altura !
Mas eu estou aqui é para falar um pouco da minha experiência enquanto cidade actual! todas as curiosidades e temas anteriores eu vou abordar mais tarde noutras alturas devidas, eu conheci tomar se não erro em 2011, quando fui convidado por um grupo de estudantes do instituto politécnico de Tomar , para participar numa "baldada"!  um tradicional  cortejo animado pelas ruas da cidade em que cada curso é representado num carro alegórico. O nome deriva dos baldes que todos os alunos transportam para encher com água que depois despejam uns sobre os outros, não posso deixar de dizer que é um dos momentos que recordo com gosto até porque tive oportunidade de me banhar no  rio Nabão,e achei a cidade bonita cheia de alegria e vida, passados 5 ano,  já em 2016, tenho o orgulho de o meu companheiro de vida ser natural de la e o pais ainda viverem lá, isso faz com que vá com muita frequência aquela cidade, hoje passado um ano, posso dizer que acho que a cidade esta mais desenvolvida e com mais movimento, conheço todos os monumentos graças ao amor da minha vida, que me explicou e teve a paciente e gosto de andar a redescobrir ( até porque ele já conhecia muita coisa) cada cantinho com história em tomar confesso que só não fui ainda ao Museu dos Fósforos...
Tudo o que desconhecia daquela cidade, tive curiosidade de saber não só pelo gosto em arte que tenho em mim mas também pela fome que tenho em cultura e curiosidade se saber como foi, como é...vale apena visitar a cidade de Tomar por todas as razões e mais algumas é linda !

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Guia Alfacinha - www.wook.pt